Este sábado, dia 11, a rainha de Isabel II deixou, depois do discurso que foi transmitido aos britânicos, uma nova mensagem, desta vez focada na Páscoa, O vídeo foi gravado na sexta-feira, dia 10, no Castelo de Windsor, onde a monarca, de 93 anos, se encontra desde que foi declarado o estado da pandemia.
“Muitas religiões têm festivais que celebram a luz que supera as trevas. Essas ocasiões são frequentemente acompanhadas do acender de velas. As velas parecem falar a todas as culturas e apelar às pessoas de todas as religiões e de nenhuma. São acesas em bolos de aniversário e para marcar aniversários familiares, quando nos reunimos alegremente em torno de uma fonte de luz, que nos une.
Quando a escuridão cai no sábado antes do dia da Páscoa, muitos cristãos normalmente acendem velas juntos. Na igreja, uma luz passa para outra, espalhando-se lentamente e, depois, mais rapidamente, à medida que mais velas são acesas. É uma maneira de mostrar como a boa nova da ressurreição de Cristo foi transmitida desde a primeira Páscoa por todas as gerações, até agora.
Este ano, a Páscoa será diferente para muitos de nós, mas, mantendo-nos separados, mantemos os outros em segurança. Mas a Páscoa não é cancelada; de facto, precisamos da Páscoa como sempre. A descoberta de Cristo ressuscitado no primeiro dia de Páscoa deu a seus seguidores uma nova esperança e um novo objetivo, e todos podemos animar-nos com isso. Nós sabemos que o coronavírus não nos vai vencer. Que a chama viva da Páscoa seja um guia constante para o futuro.
Desejo a todos, de todas as fés e denominações, uma Páscoa abençoada. Elizabeth R.”