Em entrevista com Martin Bashir, em 1995, Diana fez algumas revelações surpreendentes, nomeadamente no que ao assunto de poder ter vindo a tornar-se rainha de Inglaterra dizia respeito. Para surpresa de muitos, a princesa mostrou pouco interesse em assumir tal título.
“Nunca foi algo em que pensasse“, chegou a dizer, acrescentando “Não me vejo a ser rainha deste país. Gostava de ser rainha do coração das pessoas, no coração das pessoas“. E foi este comentário que veio a torná-la mais conhecida pelo título (não oficial) de Princesa do Povo.
Quem o referiu em primeiro lugar foi Tony Blair, então primeiro ministro, num discurso após a morte da princesa, em 1997. “Ela tocou as vidas de tantos britânicos e pessoas de todo o mundo com alegria e conforto. Quantas vezes devemos lembrá-la de diferentes modos – com os doentes, os moribundos, as crianças, os mais necessitados“, começou por dizer.
“Pessoas em todo o lado, não só aqui, no Reino Unido, mantiveram a fé na princesa Diana. Eles gostavam dela, adoravam-na e consideravam-na do povo. Ela era a Princesa do Povo e é assim que permanecerá nos nossos corações e memórias para sempre”, finalizou.