Alguns membros das Casas Reais europeias celebram os seus aniversários por estes dias, mas devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, têm cancelado as festas que tinham agendado.
Philip da Bélgica:
Esta quarta-feira, dia 15 de abril, celebra o 60º aniversário do rei da Bélgica, motivo pelo qual tinha preparado uma grande festa, para a qual tinha convidado diversos cidadãos belgas que também fazem 60 anos no mesmo dia que o monarca. Este evento contaria com várias centenas de pessoas, mas devido ao novo coronavírus, foi cancelado.
Margarida da Dinamarca:
E não só Philip da Bélgica celebra um número redondo neste mês de abril de 2020. Um dia depois do monarca belga, ou seja, a 16 de abril, é a vez da rainha Margarida da Dinamarca celebrar o seu 80º aniversário. Estava previsto um jantar de gala, uma grande festa dedicada aos mais novos, uma exposição e fogos de artifício, eventos que foram já cancelados. No entanto, na televisão serão emitidos alguns programas especiais e entrevistas às duas irmãs da rainha, Benedita e Ana Maria.
Henri e Sebastião do Luxemburgo:
No mesmo dia em que Margarida da Dinamarca sopra as velas do seu 80º aniversário, o grão-duque do Luxemburgo, Henri, e o seu filho mais novo, Sebastião, assinalam, respetivamente, 65 e 28 anos de vida. No ano passado Henri celebrou o seu 64º aniversário vestido de gala, com direito a concertos, um desfile militar e fogos de artifício, que coincidiram com o Dia Nacional, que tem lugar em junho – ainda que o aniversário de Henri seja em abril. Em 2020 não haverá lugar a festejos.
Rainha Isabel II:
A rainha de Inglaterra também decidiu cancelar a tradicional celebração do seu aniversário. Tal como acontece no Luxemburgo, é também em junho que se costuma celebrar o aniversário de Isabel II, com o desfile do Trooping the Colour – um momento em que anualmente se vêem todos os Windsor reunidos na varanda do palácio de Buckingham. Este ano os festejos foram cancelados e a rainha, que comemora 94 anos no próximo dia 21 de abril, passará o dia no castelo de Windsor, onde se encontra em isolamento com o marido, o príncipe Philip.
Príncipe Louis de Cambridge:
Dois dias depois de a bisavó fazer anos, é a vez do príncipe Louis, o filho mais novo de William e Kate, celebrar o seu segundo aniversário. Os duques de Cambridge encontram-se em isolamento na companhia dos três filhos, pelo que Louis deverá passar o seu aniversário com a família mais próxima, os pais e os irmãos mais velhos, George e Charlotte.
Guilherme da Holanda:
O rei da Holanda, que celebra 53 anos no próximo dia 27 de abril, é o único monarca europeu que, em conjunto com a mulher, a rainha Máxima, tem saído do palácio para visitar organizações e hospitais para se inteirarem de como está a evoluir a situação no país. No entanto, não se prevêem festejos.
Infanta Sofía de Espanha:
A filha mais nova dos reis Felipe VI e Letizia comemora o seu 13º aniversário no próximo dia 29 de abril. Dada a situação em Espanha, a infanta tem estado em isolamento com os pais e a irmã, a princesa Leonor, no palácio da Zarzuela, ocupando-se das suas tarefas escolares. Nenhuma das duas voltou a ser vista desde que a pandemia começou, ao contrário dos príncipes e princesas mais novos um pouco por toda a Europa, que têm aparecido ao lado dos pais aplaudindo todos aqueles que compõem a ‘linha da frente’ no combate ao novo coronavírus.