Documentos expostos em tribunal num julgamento que coloca os duques de Sussex contra tablóides britânicos revelam mensagens trocadas entre Meghan e Harry com Thomas Markle. O casal colocou um processo contra a Associated Newspappers, detentora do The Mail on Sunday e MailOnline devido a questões relacionadas com a privacidade dos duques e foram então tornadas públicas novas informações.
Sabe-se que Meghan e Harry ofereceram a Thomas Markle uma equipa de segurança privada. Tal aconteceu antes do casamento dos duques, em maio de 2018, e tinha como objetivo proteger a privacidade do pai da ex-atriz. No dia 15 desse mês, Meghan enviou as seguintes mensagens de texto ao pai: “Tenho tentado falar contigo durante o fim-de-semana, mas não estás a atender as chamadas nem a responder ás mensagens”, “Estou muito preocupada com a tua saúde e segurança e estou a tomar medidas para te proteger, mas não sei mais o que fazer se não respondes”, “Precisas de ajuda? Podemos enviar-te uma equipa de seguranças? Sinto muito por saber que estás no hospital, mas preciso que fales connosco… em que hospital estás?”.
Há registos de outras mensagens que foram enviadas no mesmo dia, mas numa hora mais tardia. “O Harry e eu decidimos voltar a enviar a equipa de seguranças que recusaste este fim-de-semana para estarem perto de ti e ficarmos com a certeza de que estás seguro… eles vão estar ao teu lado assim que precisares deles. Por favor, por favor, telefona assim que conseguires… tudo isto é inacreditável, mas a tua saúde é o mais importante”.
Thomas Markle acabou por responder, afirmando que ia ficar internado durante alguns dias, mas que estava estável e bem. Na mesma mensagem recusou a oferta da equipa de seguranças feita pela filha.
Mais tarde, Meghan e Harry pediram a Thomas Markle para não fazer declarações à imprensa. E há mensagens que o provam, desta vez do filho do príncipe Carlos. “Tom, é o Harry outra vez! Preciso mesmo de falar contigo. Não precisas de pedir desculpas, percebemos as circunstâncias, mas falar em público só vai piorar a situação”. “Se amas a Meghan e queres agir corretamente, por favor telefona e percebe que existem outras opções que não falar com os media, que acabaram por criar toda esta situação. Por favor, telefona para te poder explicar. A Meghan e eu não estamos zangados, só precisamos de falar. Obrigado. Oh, e falar com a imprensa traz consequências, acredita. Só nós podemos ajudar, tal como temos tentado desde o primeiro dia”.
Recorde-se que, antes do casamento de Meghan e Harry, Thomas Markle sofreu um enfarte e teve de ficar internado. A atual duquesa ficou a saber desta situação através do site TMZ, para o qual o pai deu declarações. Thomas Markle acabou por falhar o casamento da filha.