Historicamente, as celebrações oficiais que marcam o aniversário do monarca acontecem muitas vezes fora do dia do seu nascimento. Isso geralmente ocorre quando o aniversário não coincide com os meses de verão. É, portanto, uma questão que se prende com o clima.
A tradição começou em 1748 com o rei George II, que nasceu em novembro.
Em vez de comemorar numa altura em que está frio – e possivelmente a chover – o monarca decidiu celebrar o aniversário no dia do desfile anual de primavera, mais conhecido como Trooping the Colour.
Já a rainha Isabel II costuma festejar o seu aniversário, em abril, em privado. Todos os anos, ao meio-dia, é tradicional que sejam disparadas salvas em honra da monarca no centro de Londres. 41 no Hyde Park, 21 no Windsor Great Park e 62 são disparadas na Torre de Londres. Contudo, tal este ano não acontecerá, decido à atual pandemia provocada pelo COVID-1.
Recorde-se que o aniversário oficial da rainha celebra-se no próximo dia 12 de junho, o segundo sábado do mês. Não se sabe ainda, no entanto, se essa celebração se manterá ou se também será cancelada pela imposição de medidas de isolamento social.