Desde o início da pandemia que atravessamos, que Alberto do Mónaco tem sido bastante claro quanto à posição a adotar durante este momento difícil. Recentemente, o príncipe, que chegou a estar infetado com o novo coronavírus, do qual conseguiu recuperar, tomou uma medida drástica: baixar em 5 milhões o orçamento do palácio, isto é, uma redução de cerca de 40%.
“A pandemia do coronavírus irá impactar fortemente o pressuposto do Estado, com um déficit provisório estimado em 500 milhões de euros para 2020“, lê-se, em comunicado, dando a entender que o luxo e o turismo do Mónaco sairão bastante afetados da situação vivida atualmente.
“A gravidade da situação impõe uma gestão financeira rigorosa, acompanhada de esforços importantes para conseguir uma diminuição global dos gastos do Estado. Neste contexto, o príncipe soberano decidiu reduzir os gastos de funcionamento do Palácio em 40%, passando de 13,2 milhões de euros para oito“, acrescenta, finalizando com uma nota de esperança e confiança de que tudo regresse ao normal a seu tempo.