Milhões de crianças um pouco por todo o mundo têm tido aulas à distância desde que começou a pandemia, tendo a Internet como único meio de contacto com professores e colegas de turma. Esta situação está a ser difícil para muitos estudantes que, ou não têm os meios tecnológicos mais apropriados para trabalharem sem dificuldades, ou sentem falta do contacto diário com os restantes alunos.
Para tornar a situação menos difícil, o conselho escolar do colégio Uranienborg, em Oslo, pôs em marcha uma iniciativa à qual se juntou uma das suas alunas mais conhecidas, a princesa Ingrid Alexandra da Noruega.
Este plano consiste em que os membros do conselho, do qual a filha dos príncipes Haakon e Mette-Marit faz parte, telefonem aos seus colegas para os motivarem nestes dias atípicos e que requerem uma concentração extra para que possam prosseguir com as atividades escolares. O conselho tem ainda como missão garantir que todos os alunos da escola tenham alguém com quem falar e partilhar o que os preocupa.
O estabelecimento de ensino publicou uma montagem de alguns dos voluntários que contactaram cerca de 200 colegas para os animarem. Nessa colagem podemos ver a princesa, de 16 anos, mostrando sorridente o ecrã do telemóvel através do qual realizava uma videochamada.
Desde 13 de março que na Noruega todas as escolas estão fechadas como medida de combate à propagação do Covid-19. Desde essa altura, todos os alunos têm tido aulas em casa seguindo as normas de uma guia divulgada pelo Ministério da Educação do país. Agora começam a aliviar-se as medidas de confinamento e esta segunda-feira, dia 27, os alunos do primeiro ao quarto ano já regressaram às aulas presenciais, estando sujeitos a normas estritas de distanciamento social.