Esta quarta-feira, dia 29 de abril, a infanta Sofía de Espanha comemora 13 anos de vida, um aniversário atípico, sem direito a festa, nem à presença de familiares e amigos, devido à pandemia do novo coronavírus que o mundo atravessa.
Se este fosse um momento normal, a filha mais nova de Felipe VI e Letizia teria começado o seu dia de aniversário no colégio de Santa María de los Rosales, que frequenta, tal como a irmã mais velha, a princesa Leonor. No entanto, ambas permanecem em isolamento no palácio da Zarzuela, onde estão desde o passado dia 11 de março, assistindo a aulas online, tal como tem acontecido com crianças e jovens um pouco por todo o mundo.
As duas irmãs não eram vistas em público desde o passado dia 3 de fevereiro, mas na última semana voltaram a aparecer para lerem um excerto de Dom Quixote, uma iniciativa para promover o Dia Internacional do Livro, naquela que foi uma estreia para Sofía, que nunca antes tinha falado para o público. No mesmo dia, mais tarde, e por meio de um video gravado, a princesa e a infanta dirigiram algumas palavras aos jovens espanhóis, para que se mantivessem positivos neste momento de pandemia.
Sofía de Todos los Santos de Borbón y Ortiz nasceu no dia 29 de abril de 2007 na clínica Ruber, em Madrid. Atualmente ocupa o segundo lugar na linha de sucessão ao trono, atrás da irmã, Leonor, de 14 anos.