À semelhança do que acontece em Portugal, as primeiras medidas de desconfinanmento no Mónaco estão marcadas para o próximo dia 4 de maio. O anúncio foi feito pelo príncipe Alberto na noite da passada segunda-feira, dia 27, num discurso em que afirmou que o regresso à normalidade será um processo “longo e difícil”, que será feito por etapas.
“Ainda que a epidemia pareça estar sob controlo no Principado, continua muito presente. Vamos ter que aprender a viver com este vírus, porque ainda não existe uma vacina ou tratamento efetivo”, explicou o príncipe, numa gravação feita a partir do palácio. Alberto adiantou ainda que os cidadãos terão que usar máscaras nos locais públicos, que o governo distribuirá a todos os residentes.
“Espero que toda a gente coopere e cumpra as condições impostas em cada fase do desmantelamento do confinamento, porque qualquer agravamento do estado de saúde poderá atrasar o retorno a uma vida quase normal”, continuou. Assim, no próximo dia 4 de maio reabrem no Mónaco as lojas, os locais de culto, os cabeleireiros e os restaurantes em regime de take-away.