Mohammed VI foi operado ao coração este domingo, dia 14 de junho. Esta é a segunda intervenção deste tipo a que o rei de Marrocos se submete, já que em fevereiro de 2018 também passou pela mesa de operações, dessa vez em Paris, depois de sofrer uma arritmia cardíaca.
O monarca, de 56 anos, sofre de uma doença cardíaca que se caracteriza por provocar um ritmo cardíaco fora dos padrões normais, produzindo taquicardia. A cirurgia decorreu na clínica do Palácio Real, em Rabat, e terá corrido bem, tendo a equipa médica responsável pela operação conseguido “restaurar o ritmo cardíaco normal” do rei.
Mohammed VI subiu ao trono em 1999, depois da morte do seu pai, Hasan II. Nos últimos tempos a sua condição de saúde obrigou a que reduzisse as suas deslocações e presenças em eventos públicos, tal como aconteceu em setembro de 2019, quando não pôde assistir ao funeral do antigo presidente francês Jacques Chirac, do qual era amigo próximo, dado que nessa altura sofreu de uma pneumonia aguda. Em sua representação esteve o seu filho, o príncipe herdeiro Moulay Hassan.