![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/07/2020-07-09_100019.jpg)
As princesas Beatrice e Eugenie ficaram visivelmente emocionadas ao ouvir uma avó que mantinha a memória do neto viva ao angariar fundos para a fundação Teenage Cancer Trust.
As irmãs aderiram a uma chamada na plataforma Zoom, de maneira a homenagear os vencedores do prémio Teenage Cancer Trust 2020 Awards, que decorreu no dia 30 de junho.
A dupla ouviu Enid Waterfall, de 85 anos, natural de Wrexham, falar sobre a angariação que já tinha feito até ao presente, para a caridade, continuando o trabalho do seu neto Richard, que faleceu em 2018 após lhe ser diagnosticado um cancro. Enid e o marido Norman de 89 anos conseguiram juntar mais de 28.000 libras para a fundação.
Eugenie, bastante emocionada, elogiou Enid acerca da criação de um legado para o neto, “Antes de mais, acerca do seu neto, que maneira bonita de o homenagear, emociona-me muito pois deve ser muito difícil fazer isso”.
A avó respondeu, emocionada, que se sente mais próxima do neto ao fazer isto e enaltecendo o trabalho e a dedicação das pessoas que a ajudam, “Não sou eu, são as pessoas que dão, são as pessoas que trabalham comigo, é toda a gente que se aproxima de nós e nos dá dinheiro para continuarmos”.
Enid pediu desculpa enquanto limpava lágrimas do rosto, mas também Beatrice era vista com lágrimas de emoção, enquanto agradecia ao casal pelas ações, “Obrigado pelo trabalho incrível … por si e também pelo legado de Richard, obrigado por tudo”.
Na chamada de vídeo estava também presente o consultor de enfermagem Nicky Pettitt, que foi reconhecido com um prémio pela reimplantação de uma ala de apoio a jovens com cancro a uma ala de apoio ao novo coronavírus. A princesa Eugenie conversou com Nicky acerca da sua experiência pessoal com o National Health Service, quando o seu sogro George Brooksbank foi internado no hospital, infetado com covid-19, em março.
George esteve à mercê de um ventilador durante cerca de 5 semanas no Hospital de Chelsea, em Londres. Após uma traqueotomia, o seu estado de saúde melhorou gradualmente e ele foi transferido para uma enfermaria no Hospital Royal Brompton, que se especializa em problemas cardíacos e pulmonares em pacientes que estão a recuperar do novo coronavírus.
Eugenie referiu que após o devido tratamento, o pai do seu marido Jack Brooksbank chegou do hospital no passado mês de junho, e agradeceu a toda a equipa médica num post emocional para a rede social Instagram.
Outros vencedores que estavam na chamada eram, Crystal Marshall de 21 anos, diagnosticada aos 18 anos com cancro nos ossos, Alex Charlton de 24 anos, diagnosticado com linfoma de Hodgkin, Julie Gonzalez, coordenadora de apoio a jovens do Birmingham Children´s Hospital e os angariadores de fundos, Mike Pascale O´leary de Hastings, Rod Smallwood, Alexander Milas dos Truants e Heavy Metal Truants.
A princesa Beatrice e a princesa Eugenie são patrocinadoras honorárias do Teenage Cancer Trust.
Eugenie afirmou que foi uma honra fazer parte desta ação, “Foi uma verdadeira honra para Beatrice e para mim apresentar estes prémios a indivíduos dedicados, gentis e inspiradores. Ouvir como foi trabalhar na linha de frente, as histórias pessoais que impulsionam a angariação de fundos e como os jovens inspirados têm campanhas em face da adversidade e durante uma pandemia global, permanecerão connosco para sempre”.