No princípio deste mês de setembro a princesa Elisabeth da Bélgica ingressou pela primeira vez na Real Academia Militar de Bruxelas, para começar o seu percurso militar, tal como acontece com todos os príncipes herdeiros. Depois de quatro semanas de treino no acampamento Elsenborn, situado na parte oriental do país, a duquesa de Brabante viveu esta sexta-feira, dia 25, um momento inesquecível.
Em conjunto com aproximadamente duzentos colegas participou na abertura solene do ano académico, uma cerimónia na qual os seus pais, os reis Philip e Mathilde, estiveram presentes, tendo sido o monarca a entregar a boina azul do centro a todos estes jovens que iniciam agora a sua formação, incluindo a princesa Elisabeth.
Depois do desfile, ao qual os reis se mostraram muito atentos, foi o momento da entrega das boinas azuis. Ao recebê-la das mãos do pai, a princesa não conteve a alegria e esboçou um sorriso, que o rei retribuiu, colocando-lhe ainda a mão sobre o braço esquerdo em sinal de felicitação por cumprir esta primeira fase da sua formação.
A herdeira do trono belga poderá agora usar esta boina durante o resto do sua formação militar, que se estenderá até ao final do próximo mês de julho. A partir desta segunda-feira, dia 28, o despertador soará sempre às seis da manhã e tanto a princesa como os seus colegas terão que saudar a bandeira antes de começarem as aulas. Durante este ano Elisabeth estudará matérias como Sociologia, Pensamento Crítico, Matemática, Informática, Ética e Alemão e poderá voltar a casa apenas aos fins de semana, tendo que regressar à academia todos os domingos.