
O rei Harald da Noruega teve alta hospitalar esta segunda-feira, dia 28, depois de ter sido internado de urgência na passada sexta-feira no Rikshospitalet, em Oslo, devido a dificuldades respiratórias. O monarca, de 83 anos, deixou o centro hospitalar e já está em casa, de acordo com informações avançadas pela Casa Real, que afirma ainda que Harald se encontra de baixa por doença até ao próximo dia 4 de outubro, retomando a sua agenda oficial a partir dessa data.
Ainda que num primeiro momento não tenha sido divulgado o motivo do internamento do rei, mais tarde foi confirmado que o monarca apresentava uma “respiração agitada”, pelo que passou estes três últimos dias em observação, tendo realizado ainda o teste ao novo coronavírus, que teve um resultado negativo.
Pouco depois de o rei dar entrada no hospital, recebeu a visita da rainha Sónia, que falou à comunicação social, explicando que Harald se encontrava melhor. “Acabei de o ver no hospital e está melhor, pelo que não tarda estará de volta”, afirmou, no final de uma reunião na qual participou nesse dia.
O rei ficará de repouso durante esta semana e será o príncipe herdeiro Haakon quem assumirá a regência, participando em todos os atos oficiais na vez do pai. Harald retomará a agenda oficial na próxima segunda-feira, dia em que participará numa reunião com o chefe da Marinha.