
A pandemia fez com que a população adotasse novas normas para travar a propagação do novo coronavírus. O uso regular de máscaras, a lavagem frequente das mãos e o distanciamento social passaram a fazer parte da rotina de quase toda a gente, de forma a que as atividades diárias de cada um pudessem voltar a ser retomadas após o confinamento.
Também a realeza teve que se adaptar a estes tempos de mudança e ainda que tentem não alterar as suas agendas, nem sempre é possível manter todas as celebrações que se realizam tradicionalmente. Este é o caso dos festejos de Ano Novo na Dinamarca, nos quais a rainha Margarida recebe anualmente os membros do Governo e outros representantes políticos.
A Casa Real emitiu recentemente um comunicado no qual informa que essa receção, que deveria ocorrer no próximo dia 1 de janeiro, foi cancelada, assim como o evento que teria lugar na mesma data, no qual participaria o Corpo Diplomático, a Agência Dinamarquesa de Emergências e as Forças Armadas.
Em lugar destas celebrações irá acontecer apenas uma pequena festa no dia 4 de janeiro, no palácio de Christiansborg, no qual participará a primeira-ministra e outros representantes do Governo e da vida pública do país. Além disso, mantém-se o discurso da rainha, que será exibido na televisão dinamarquesa no último dia do ano, às 18h.