
A Casa Real sueca informou esta quinta-feira, dia 26, que o príncipe Carl Philip e a princesa Sofia testaram positivo para Covid-19. O casal apresentou sintomas da doença, o que motivou a que se submetessem ao teste para comprovar se estariam ou não infetados. Os dois encontram-se em quarentena desde esta quarta-feira.
Apesar do contágio, o palácio informa que os príncipes se encontram “bem dadas as circunstâncias” e que estão confinados em casa, com os dois filhos, Alexander, de quatro anos, e Gabriel, de três. Apesar de Carl Philip e Sofia apresentarem sintomas leves da doença, ficaram imediatamente em isolamento de forma a evitar que outros elementos da família real e pessoas próximas fossem contagiados. A Casa Real informa ainda que os reis Carlos Gustavo e Sílvia e os príncipes herdeiros Victoria e Daniel também irão ser testados para se saber se estão ou não infetados.
Os monarcas e os filhos estiveram juntos na passada sexta-feira, na missa em memória de Walther Sommerlath, irmão da rainha, que morreu no final de outubro. “Na cerimónia estiveram menos de dez pessoas e na igreja permaneceram durante um curto período de tempo. Antes desta pequena despedida familiar todos foram testados e os testes deram negativo. Foram tomadas todas as medidas de segurança para a celebração”, assegurou Margareta Thorgren, porta-voz da Casa Real, ao jornal Aftonbladet.
Recorde-se que o filho dos reis da Suécia e a mulher são os últimos elementos da realeza a serem afetados pelo novo coronavírus nos últimos dias, depois de a Casa Real espanhola ter informado que o rei Felipe VI se encontra em isolamento devido a um contacto com um caso positivo, e de ter sido anunciado que a princesa Michael de Kent, de 75 anos, se encontra a cumprir quarentena, depois de ter testado positivo.