
Já se passou um ano desde que Harry e Meghan tomaram a decisão de renunciar aos deveres reais e agora os duques de Sussex voltam a afirmar que a nova vida que têm atualmente na Califórnia, – sendo independentes financeiramente e longe dos holofotes -, é a que pretendem continuar a levar. Desta forma, e tal como informou o palácio de Buckingham através de um comunicado, “o Duque e a Duquesa de Sussex confirmaram a Sua Majestade, a Rainha, que não irão retomar o seu trabalho enquanto membros da Família Real” , perdendo os títulos que ainda detinham.
O mesmo comunicado sublinha que esta é uma decisão que deixou tristes os restantes elementos da família real, ainda que “o duque e a duquesa [continuem] a ser membros muito queridos da família”. No entanto, a resposta pública dada por um porta-voz de Harry e Meghan após o comunicado do Palácio não terá agradado ao príncipe William.
“Como demonstra o seu trabalho durante o ano passado, o duque e a duquesa de Sussex continuam comprometidos com o seu dever e serviço ao Reino Unido e em todo o mundo e ofereceram o seu apoio contínuo às organizações que representaram, independentemente da sua função oficial. Todos podemos viver uma vida de serviço. O serviço é universal”, refere o comunicado, palavras que de acordo com o jornal Sunday Times, terão incomodado o duque de Cambridge e outros elementos da família, que as terão considerado um desrespeito à rainha.
Desta forma, a reaproximação entre William e Harry, de que a especialista Katie Nicholl falava há alguns meses, pode estar agora posta em causa. Desde que os duques de Sussex se mudaram para a Califórnia, explicou Nicholl, os dois irmãos tinham-se tornado novamente mais próximos, tendo até trocado presentes no Natal e conversado mais vezes, ainda que fisicamente estivessem mais distantes, um cenário que pode agora alterar-se novamente.