A 19 de setembro de 2019 Iñaki Urdangarin saía pela primeira vez do estabelecimento prisional de Brieva para fazer voluntariado na Casa Don Orione de Pozuelo de Alarcón, em Madrid, algo que é permitido aos reclusos que se encontrem na mesma situação que o marido da infanta Cristina. Quase um ano e meio depois, o ex-duque de Palma traça um novo rumo para a sua vida e vai deixar de prestar trabalho voluntário naquela instituição, uma decisão que apanhou algumas pessoas de surpresa.
Esta sexta-feira será o último dia em que o cunhado do rei Felipe VI prestará serviço naquele local. A notícia é avançada pela revista Vanitatis, que confirmou a informação junto da direção do estabelecimento. No entanto, foi através da comunicação social que a direção soube da intenção de Iñaki de deixar de prestar serviço voluntário na instituição.
“Não sabia de nada. Um jornalista contactou-me e informou-me sobre a decisão de Iñaki de mudar-se para Victoria. Vai estar connosco até ao final da semana. Vamos sentir a sua falta, porque fazia um bom trabalho”, refere um membro da direção à revista espanhola.
A partir dessa data, Iñaki Urdangarin vai mudar-se para a prisão de Zaballa, onde cumprirá o resto da pena em regime de terceiro grau, um regime aberto, que obriga a que o recluso tenha apenas que passar as noites no estabelecimento prisional.
Recorde-se que o marido da infanta Cristina cumpre pena desde junho de 2018, depois de ter sido condenado no âmbito do caso Nóos a cinco anos e dez meses de prisão.