O rei Juan Carlos, que atualmente se encontra em Abu Dhabi, onde já está desde o final do último verão, prestou informações, através de um comunicado enviado pelo seu advogado e citado pela revista Hola, sobre a segunda declaração que apresentou às Finanças, onde explica que pagou cerca de quatro milhões e meio de euros.
“O Rei Juan Carlos deu-me instruções para que torne público que procedeu à apresentação perante as Autoridades Tributárias competentes uma declaração, sem requisição prévia de qualquer tipo, da qual resultou uma dívida tributária, já saldada, no valor de 4.395.901,96 euros, incluindo juros e taxas”, começa por dizer a declaração.
“A apresentação das autoliquidações complementares corresponde à receita assumida pela fundação Zagatka, de determinadas despesas com viagens e serviços realizados por S.M. das quais podem decorrer determinadas obrigações fiscais que já estão regularizadas”, conclui o comunicado.
Esta é já a segunda vez que o pai de Felipe VI apresenta à autoridade tributária uma declaração para regularizar a sua situação fiscal. Em dezembro de 2020, saldou uma dívida de quase 680 mil euros.