A rainha Isabel II viveu esta quarta-feira, dia 31, um dos momentos mais esperados desde o início do ano. Aos 94 anos, a monarca participou no primeiro ato oficial fora do castelo de Windsor, tendo viajado até ao município de Runnymede para assistir às comemorações do centenário da Royal Australian Air Force (RAAF), onde foi prestada homenagem aos que perderam a vida na Segunda Guerra Mundial.
À chegada ao local, onde se encontra o monumento em homenagem aos membros do exército que morreram – o Runnymede Air Forces Memorial -, a rainha reuniu-se com alguns elementos da RAAF que se encontram no Reino Unido. Posteriormente, Isabel II teve a oportunidade de observar as placas com os nomes dos que perderam a vida em acidentes aéreos durante o conflito e que nunca puderam ser reconhecidos nem sepultados.
“Ao longo do meu reinado, a Royal Australian Air Force demonstrou uma imensa dedicação ao dever e defendeu a nossa liberdade em muitos conflitos em todo o mundo”, afirmou a rainha. Durante a homenagem, um assistente da monarca depositou uma oferenda floral na entrada do Monumento que a própria Isabel II inaugurou em outubro de 1953.