A rainha Isabel II e o príncipe Philip foram casados durante mais de 73 anos, sete décadas em que o duque de Edimburgo foi sempre um grande apoio para a monarca. Juntos tiveram quatro filhos, oito netos e dez bisnetos.
E foi o terceiro filho do casal, o príncipe André – que reapareceu em público mais de um ano e meio depois de se ter afastado dos deveres reais – que revelou, após a missa realizada na Capela de Todos os Santos de Royal Lodge, em Windsor, que a mãe sente agora “um enorme vazio na sua vida”.
De acordo com o duque de York, estas terão sido as palavras que a rainha usou para descrever à família mais próxima a forma como se sente, neste que será seguramente um dos momentos mais complicados dos seus 94 anos de vida.
O pai das princesas Beatrice e Eugenie contou ainda que a mãe “sente a perda” do príncipe Philip “mais do que ninguém”, ainda que seja “uma pessoa incrivelmente estoica”. “Nós, a sua família, estamos unidos para nos assegurarmos de que estamos com ela, para a animarmos”, afirmou ainda o príncipe, sublinhando que sabe que há muita gente que “está com a rainha e com todos neste momento de grandes mudanças”.
De recordar que o funeral do príncipe Philip acontecerá no próximo sábado, dia 17 de abril.