A família real britânica alterou os planos originais para o funeral de Philip devido à pandemia de COVID-19. Por questões de segurança, a cerimónia deste sábado, 17 de abril, será um evento pequeno e limitado a apenas 30 convidados.
O serviço de 50 minutos terá lugar na capela de St. George, no castelo de Windsor, perante maioritariamente familiares e alguns amigos próximos. Outra grande mudança importante é disposição dos assentos. O palácio de Buckingham confirmou que a rainha usará uma máscara durante os serviços fúnebres e ficará sentada sozinha. Devido às restrições impostas pelo contexto de pandemia, todos os convidados que não são membros do mesmo núcleo familiar deverão sentar-se a dois metros de distância uns dos outros.
Este será um dia difícil para a monarca, que chora a perda daquele que foi o seu companheiro nos últimos 73 anos. O príncipe Philip foi o consorte com mais anos de serviço na História britânica, sendo que a rainha se referiu ao marido como “uma força e guia constantes”.