Esta quinta-feira, dia 20, foi apresentado o resultado de uma investigação feita à entrevista que Diana deu ao jornalista Martin Bashir em 1995 para a BBC. Segundo relatório final, o jornalista teve um “comportamento desonesto” para garantir a conversa com a princesa, algo que a estação britânica considera uma “violação grave”.
John Dyson, o juiz que está a lidar com o caso desde novembro de 2020 afirmou que a BBC “ficou aquém dos elevados padrões de integridade e transparência”, dando assim razão às acusações de Charles Spencer, o irmão de Diana.
Recorde-se que Charles Spencer alegou que os métodos usados por Martin Bashir para que a irmã desse a entrevista poderiam ter sido questionáveis. Spencer alegou que a irmã só prestou declarações a Martin Bashir por o jornalista ter, supostamente, mostrado extratos bancários falsos, com o intuito de a fazer pensar que havia informadores no palácio contratados a seguirem. Terá então havido uma chantagem, ou Diana dava a entrevista, ou toda a sua atividade pessoal iria ser divulgada.
A entrevista em questão foi bastante polémica, com Diana a revelar pormenores da sua vida privada. “Éramos três naquele casamento”, foi a frase que ficou mais conhecida desta polémica entrevista, numa referência à relação extraconjugal que o príncipe Carlos manteria com Camilla.
Martin Bashir, atualmente com 58 anos, afastou-se da BBC News recentemente, alegando motivos de saúde relacionados com complicações ligadas à covid-19.