A princesa Leonor recebe o sacramento do Crisma esta sexta-feira, dia 28 de maio, no mesmo local onde fez a Primeira Comunhão em 2015, a paróquia da Assunção de Nossa Senhora, em Aravanca.
A cerimónia está marcada para o meio dia, hora local, e a princesa contará apenas com a presença dos pais, os reis Felipe VI e Letizia, e da irmã, a infanta Sofía. Leonor receberá o Crisma em conjunto com os seus colegas de turma do colégio de Santa María de los Rosales, um momento a que só poderão assistir os pais e irmãos dos alunos, uma medida tomada pelo colégio devido à pandemia, de forma a evitar a presença de um grande número de pessoas.
Desta forma, nem os padrinhos da princesa das Astúrias, nem os seus avós poderão estar presentes neste dia tão especial. Assim, a rainha Sofía, que esteve presente na Primeira Comunhão da princesa, seguirá com a sua agenda oficial e, no mesmo dia do crisma de Leonor, a monarca irá entregar o Prémio Rainha Sofía de Composição Musical, um evento que este ano acontece de forma presencial, contrariamente ao que aconteceu no ano passado, em que o ato decorreu através de videoconferência.
De recordar que o Crisma da princesa Leonor tem gerado polémica entre os pais dos alunos do colégio que frequenta, uma vez que, na instituição, são crismados apenas os jovens que se estão a preparar para entrar na faculdade. Este não é o caso da princesa, que irá estudar no UWC Atlantic College, no País de Gales, no próximo ano letivo. Desta forma, foi aberta uma exceção para a princesa e para a sua turma, uma decisão tomada pelo colégio, que deixou muito pais descontentes.
De acordo com a revista Vanitatis, a direção da escola ainda não deu qualquer explicação aos encarregados de educação que mostraram descontentamento com a situação. “Sabemos que esta é uma forma de beneficiar a princesa, mas não percebemos muito bem o motivo”, afirmou um dos pais, à mesma publicação.