Isabel II vai atingir um novo marco no seu reinado no próximo ano, ao tornar-se na primeira monarca britânica a celebrar o Jubileu de Platina, cumprindo 70 anos no trono.
Foi a 6 de fevereiro de 1952, que a jovem princesa Isabel, então com 25 anos, se tornou rainha ao suceder ao pai, o rei Jorge VI, que morreu aos 56 anos. Assim, em 2022, a rainha e a restante família real vão marcar presença em diferentes compromissos, para celebrar este acontecimento histórico. “Sua Majestade e os membros da Família Real vão viajar por todo o país para realizarem uma variedade de compromissos que assinalam esta ocasião histórica, culminando no ponto principal, o Fim de Semana do Jubileu de Platina, em junho – dentro de um ano”, pode ler-se na página oficial do palácio de Buckingham, que refere ainda que as celebrações decorrerão não só no Reino Unido, como também nos restantes países da Commonwealth.
As festividades vão acontecer entre quinta-feira, 2 de junho, e domingo, 5 de junho de 2022. “Os quatro dias de celebrações vão incluir eventos públicos e atividades para a comunidade, assim como recordações dos 70 anos de serviço da Rainha”, refere ainda a mesma página.
Quinta-feira, dia 2 de junho
Desde logo a celebração mais importante acontecerá na quinta-feira, dia 2, data em que se vai assinalar o aniversário da rainha com o Trooping the Colour, no qual “mais de 1400 soldados, 200 cavalos e 400 músicos vão juntar-se na tradicional Parada que assinala o aniversário oficial da Rainha, que por norma se celebra no segundo sábado de junho”, diz o comunicado.
Sexta-feira, dia 3 de junho
No dia seguinte, sexta, dia 3, celebra-se um serviço de Ação de Graças, na Catedral de St. Paul. Apesar de não terem sido divulgadas mais informações para este dia, a página oficial do palácio refere que “outros eventos serão anunciados oportunamente”.
Sábado, dia 4 de junho
Já no sábado, dia 4, acontecerá o Derby de Epsom, uma corrida de cavalos à qual a monarca e a restante família real irão assistir, a que se segue a Platinum Party, um concerto especial ao vivo que acontecerá no palácio de Buckingham e que será transmitido pela BBC. Este espetáculo “vai reunir algumas das maiores estrelas do entretenimento para celebrarem os momentos mais significativos e alegres das sete décadas de reinado da Rainha”.
Domingo, dia 5 de junho
Por fim, no domingo, dia 5, decorrerá o The Big Lunch, um evento que decorre todos os anos desde 2009, quando foi criado, e que “encoraja as comunidades a celebrar os seus laços e a conhecerem-se uns aos outros um pouco melhor, reunindo-se num espírito de diversão e amizade”. A iniciativa do próximo ano propõe que cada comunidade organize “uma festa na rua ou um piquenique, tomar um chá e comer um bolo ou um churrasco no jardim”.
Antes de encerrar as celebrações haverá ainda lugar ao The Platinum Jubilee Pageant, um concurso que contará com mais de cinco mil participantes oriundos de todo o Reino Unido e dos países da Commonwealth, que terá como pano de fundo o palácio de Buckingham e que irá combinar “street arts, teatro, música, circo, carnaval e disfarces”, para celebrar o reinado da monarca.
Sobre o emblema para este Jubileu, a Casa Real também já deixou algumas informações, explicando que no final deste mês serão anunciados os detalhes de um concurso de emblemas que vai ser organizado em conjunto com o Victoria and Albert Museum, o Design Museum e o Royal College of Art. “O trabalho vencedor tornar-se-á no emblema oficial das celebrações do próximo ano”.