Nos últimos dias, fortes chuvas têm atingido algumas regiões da Alemanha, da Bélgica e dos Países Baixos. A intempérie deixou um cenário desolador, com ruas inundadas, negócios destruídos e enormes prejuízos que têm preocupado os habitantes locais, além de ter provocado também vítimas mortais.
Perante este cenário, os reis Guilherme e Máxima da Holanda estiveram em Valkenburg aan de Geul, uma das localidades do país mais afetadas pela tempestade, na qual andar pela rua se tornou uma tarefa verdadeiramente difícil, dado o elevado nível da água.
Por esse motivo, os monarcas chegaram ao local de galochas, o único calçado que lhes permitia circular naquela localidade, dado que em algumas ruas o nível da água se encontrava acima do tornozelo, após a inundação provocada pelo rio Gueule, que transbordou com as fortes chuvas.
Nos últimos dias, autoridades e voluntários têm trabalhado afincadamente para ajudar aqueles que foram fortemente afetados pelo mau tempo, um trabalho que os reis quiseram agradecer pessoalmente. Durante estes dias foi necessário evacuar dezenas de edifícios, devido a cortes de eletricidade, e têm sido avaliadas as condições de segurança de estradas e pontes.