Por ocasião da captura das fotografias oficiais para assinalar o início do verão, os reis da Holanda deram uma entrevista ao programa “RTL Boulevard”. Em conversa para esse talk-show, Guilheme e Maxima da Holanda falaram sobre as expetativas que têm para o novo passo académico da filha Alexia, de 16 anos. E comentaram o facto de a jovem ir ser colega de Leonor, filha mais velha dos reis de Espanha.
“Foi uma surpresa completa para nós que a herdeira espanhola também fosse para o Atlantic College”, começou por reagir o rei, acrescentando: “A Alexia e a Leonor conhecem-se e provavelmente vão ter uma boa relação”. Uma afirmação que se revelou uma novidade, uma vez que não se sabia que as filhas dos reis da Holanda e as filhas dos reis de Espanha já tinham confratenizado.
Sobre as expetativas que a filha tem para esta nova fase, Guilherme da Holanda diz: “A Alexia apenas conhece a escola através de fotografias e de histórias”. Histórias essas que são memórias do pai, que também frequentou esta instituição nos seus tempos de aluno. Por isso mesmo, ver a filha a ir para o mesmo colégio deixa-o entusiasmado, como o própria garante.
Recorde-se que as duas casas reais anunciaram a ida de Alexia e Leonor para a United World College of the Atlantic (UWC Atlantic College), em Gales, Reino Unido, no próximo ano letivo. As duas princesas terminaram o equivalente ao 10.º ano em Portugal e irão agora fazer um bacharelato internacional de dois anos, com disciplinas de ciências e humanidades, que porá à prova capacidades individuais e de grupo, e terá uma forte componente de investigação, cultura geral, artes (teatro e música) e ainda de voluntariado. Ambas irão concluir no País de Gales o ensino secundário.