A avó da rainha Letizia, Menchu Álvarez, morreu esta terça-feira, dia 27 de julho, aos 93 anos, tendo o seu funeral acontecido na manhã desta quarta-feira no cemitério de El Carmen, em Ribadesella, nas Astúrias.
Numa cerimónia simples, breve e sem flores, por pedido expresso da jornalista e locutora de rádio, apenas a família e amigos mais próximos estiveram presentes. No local estiveram os filhos de Menchu, Henar e Jesús, pai de Letizia, acompanhado pela mulher, Ana Togores, e também a irmã da jornalista, Marisol, mas nem a rainha de Espanha, nem o rei – que se encontra em viagem de Estado ao Peru – marcaram presença neste emotivo adeus a Menchu Álvarez.
Os familiares e amigos da jornalista começaram a chegar ao cemitério da paróquia de El Carmen perto das 11h (10h em Lisboa). De recordar que é também naquele local que estão sepultados o marido de Menchu, José Luis Ortiz, que morreu em 2005, e a sua filha Cristina Ortiz, falecida em 2001.
Menchu Álvarez del Valle nasceu em Santander, a 16 de janeiro de 1928, tendo vivido em Oviedo desde a sua juventude. Apesar de ter sido vista com a família real em poucas ocasiões, esteve presente na estreia da bisneta Leonor, quando esta discursou pela primeira vez no Teatro Campoamor, em Oviedo, na entrega dos Prémios Princesa das Astúrias, em 2019.