No passado dia 10 de setembro assinalou-se o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, uma data que Maud, a filha mais velha da princesa Martha Louise da Noruega e de Ari Behn, não deixou de assinalar, partilhando algumas palavras comoventes com os seus seguidores.
“O meu pai suicidou-se há um ano e meio e o meu coração está com outras pessoas que lutam. Devíamos normalizar falar mais sobre os sentimentos, lutar contra coisas difíceis e chorar. Pedir ajuda é uma força, não uma fragilidade, porque todos passamos por algo. Tudo bem estar triste, não és um fracasso ou um peso”, escreveu Maud, de 18 anos, que desde a morte do pai tem apelado à consciencialização para a importância da saúde mental.
“Os teus sentimentos são válidos, não importa quão pequenos ou grandes sejam, e mereces o mundo, a felicidade e o amor”, acrescentou ainda a jovem, que foi premiada no ano passado, pelo emotivo discurso que fez no funeral do pai. “Não te vais sentir assim para sempre e as coisas podem mudar, as coisas podem melhorar! Há ajuda disponível para ti, há gente boa e solidária, só tens que encontrá-la. O meu coração está contigo e desejo-te o melhor. Há sempre esperança, fala com alguém e obtém a ajuda de que necessitas. O suicídio nunca é uma opção”, escreveu ainda.
Recorde-se que Ari Behn tirou a própria vida no Dia de Natal, em 2019. Além de Maud, o ex-marido da princesa Martha Louise da Noruega é ainda pai de Leah, de 16 anos, e Emma, de 12, também frutos do seu casamento com a princesa.