Parece que a princesa Mako vai mesmo casar-se brevemente, como já tinha avançado a imprensa japonesa. Kei Komuro regressou esta segunda-feira, dia 27, ao japão, após dois anos a viver nos Estados Unidos. E o noivo da princesa surpreendeu com um novo visual: deixou crescer o cabelo e agora usa-o apanhado num rabo de cavalo.
Kei Komuro terá agora que fazer quarentena de 14 dias, como manda o protocolo que vigora no país, período após o qual poderá participar nos últimos preparativos para o enlace, que deverá acontecer já em outubro, apesar de a Casa Imperial não ter confirmado a data.
O enlace de Mako e Komuro será tudo menos tradicional. Recorde-se que recentemente a princesa tomou uma decisão sem precedentes, ao recusar o dote de mais de um milhão de euros a que teria direito por perder o estatuto após o casamento. Além disso, a imprensa local escreveu, ao longo dos últimos anos, que o casamento foi inicialmente adiado devido a alegados problemas financeiros da família do noivo, um tema que se tonou polémico no país.
A cerimónia também não terá alguns dos rituais ancestrais da família imperial, como o Nosai no Gi – uma cerimónia de compromisso oficial na qual os parentes dos noivos trocam presentes – e o Kokki no Gi – um momento em que é anunciada a data do enlace e os noivos se reúnem com o imperador e a imperatriz.
Recorde-se que a última vez que Kei Komuro foi visto em público foi em setembro de 2017, altura em que foi anunciado o noivado de ambos.