A rainha Rania da Jordânia falou recentemente sobre o que a motivou a juntar-se ao príncipe William e a Kate para o The Earthshot Prize, um evento de gala que decorre no próximo domingo, dia 17, no qual vão ser atribuídos prémios a pessoas com ideias inovadoras, que trabalham em prol da preservação do meio ambiente.
Rania pertence ao júri que decide quem serão os vencedores dos prémios este ano. “Quando se trata de salvar o nosso planeta, desistir não é, simplesmente, uma opção”, afirmou a monarca, dizendo ainda que se sente “honrada” por fazer parte deste evento.
“A mudança climática chega perto da minha casa. O meu país, a Jordânia, é uma das quatro nações mais secas do mundo, e nós partilhamos o nosso abastecimento de água, que é limitado, com uma significativa população refugiada. Com o aumento das temperaturas e as mudanças nos padrões climáticos, os cientistas preveem que a Jordânia tenha ainda menos chuvas nos próximos anos. Atualmente, as represas estão a secar e o Mar Morto está a encolher”, afirmou a rainha, sublinhando a sua preocupação com a preservação do meio ambiente.
De recordar que, neste evento, vão marcar presença várias caras bem conhecidas do público, como as atrizes Emma Thompson e Emma Watson, os cantores Ed Sheeran, Shawn Mendes e Yemi Alade, os Coldplay, o ator David Oyelowo e o jogador do Liverpool Mohamed Salah, assim como do naturalista David Attenborough, de 95 anos.