Depois de um ano atípico, em que as celebrações foram bastante reduzidas e decorreram no pátio da Armería do Palácio Real, o Dia da Festa Nacional de Espanha recuperou este ano o seu formato tradicional e decorre na manhã desta terça-feira, dia 12 de outubro, no Paseo de la Castellana, onde desfilaram os Exércitos da Terra e do Ar.
Pela primeira vez desde que foi coroado rei em 2014, Felipe VI não contou, para este ato, com a presença da filha mais velha, a princesa Leonor, que se encontra no País de Gales, a estudar no UWC Atlantic College. Assim, e pela primeira vez, a infanta Sofía presidiu a um ato oficial sem a companhia da irmã e tomou o lugar que costuma ser da princesa herdeira, ao lado do rei.
Nesta ocasião tão especial, também conhecida como o Dia da Hispanidade, o rei presidiu ao evento usando o seu uniforme de capitão general dos Exércitos da Terra, enquanto Letizia e a infanta Sofía optaram por vestidos brancos.
Depois de o monarca passar revista às tropas, tanto Felipe VI, como a rainha e a infanta saudaram as autoridades ali presentes, entre as quais se incluem o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, a ministra da Defesa, Margarita Robles, a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz-Ayuso e o presidente da Câmara de Madrid, José Luis Martínez Almeida, entre outros. Após este momento, a família real dirigiu-se à tribuna, onde a infanta Sofía ocupou o lugar à direita do seu pai.
Após esta celebração, os reis de Espanha vão receber no Palácio Real várias personalidades do mundo da política, cultura e sociedade, uma tradição que também tinha sido suspensa no ano passado, devido à pandemia.