Na última semana o UWC Atlatic College, onde estudam as princesas Leonor de Espanha e Alexia da Holanda, promoveu a Queer Week, dedicada à comunidade LGBTQIA+. Durante esses dias decorreram várias iniciativas, entre as quais uma festa e um desfile, em que alguns alunos participaram usando peças de roupa mais curtas. Foi este o caso da princesa Alexia, que posou para algumas fotografias, junto aos seus colegas, nas quais surge com pouco roupa, e que acabaram por ser partilhadas nas redes sociais.
Apesar de Alexia ter 16 anos e, portanto, ser ainda menor de idade, o jornal holandês Ditjes en Datjes decidiu publicar essas mesmas fotografias. O Governo dos Países Baixos costuma ser bastante duro com imagens das princesas que são publicadas na imprensa. No entanto, e de acordo com o especialista em realeza Rick Evers, citado pela revista espanhola Vanitatis, não há muito que possa ser feito contra estas imagens, já que Alexia tinha conhecimento delas e estavam públicas numa rede social.
“Trata-se de uma menor de idade, que não escolheu a sua posição nem a atenção que ela carrega. Felizmente, a própria princesa Alexia normalmente não se importa que essas fotografias sejam tornadas públicas”, assegurou Evers. Menos descontraídos em relação a este tema são os pais da jovem princesa, os reis Guilherme e Máxima, que há cerca de vinte anos fizeram um pacto com a imprensa para que lhes fosse permitido levar uma vida o mais normal possível.
Esse pacto garante que não sejam publicadas imagens indesejadas da família, uma norma que se não for cumprida pode levar a multas, algumas bastante pesadas. No entanto, parece que desta vez é pouco provável que isso venha a acontecer, dado que a princesa posa para a fotografia e esta foi publicada numa rede social. “Seria diferente se a foto tivesse sido tirada por um fotógrafo da imprensa sensacionalista, por exemplo, mas agora as imagens já estão na rede. Não é agradável por parte da ‘Ditjes en Datjes’, pelo facto de ela ser menor, mas acho que não vão existir sanções”, afirmou ainda Evers.
Estas fotografias da princesa voltam a colocar em cima da mesa a questão do pacto existente entre a família real e os meios de comunicação, que muitos consideram não ter sentido. O escritor e jornalista holandês Hans Jacobs foi um dos que usou a sua conta no Twitter para mostrar desagrado. “Vivemos na Coreia do Norte. Entre outras coisas, não são permitidas [da família real] fotos ou artigos online cujo conteúdo não tenha sido verificado primeiro pelo Serviço de Informação do Governo… não há maior absurdo”, escreveu.