Os reis da Holanda estiveram esta semana em visita oficial à Noruega. Apesar da agenda apertada, durante esta viagem Guilherme e Máxima responderam a algumas questões dos jornalistas, que se interessaram em saber como estão as filhas dos monarcas.
Amalia está prestes a fazer 18 anos, uma data que celebra no próximo dia 7 de dezembro. Depois de terminar a escola, antes do último verão, a princesa herdeira tirou um ano sabático, que os pais referem estar a ser bom para a filha. “Conheceu muita gente nova e aprendeu muito. E é exatamente isso que queremos, porque fará 18 anos em dezembro e não se torna de repente numa adulta. É tudo um processo. O ano sabático ajuda-a a ver coisas que de outra forma não veria. Estamos muito orgulhosos dela e de como tem vivido, de forma muito independente”, afirmou a rainha.
Além de Amalia, os monarcas falaram também sobre a segunda filha, Alexia, que se encontra a estudar no UWC Atlantic College, no País de Gales, a mesma instituição em que se encontra também a princesa Leonor de Espanha. Segundo o casal, a jovem, de 16 anos, está a gostar muito da vida no novo colégio, apesar de a princípio lhe ter custado um pouco a adaptar-se à vida estudantil no local, que tem algumas regras bastante rígidas.
“De repente teve que lavar ela própria a roupa, cozinhar, e além disso ter toda a educação em inglês. Isso causou-lhe bastante tensão a princípio, mas com muito concentração, ela consegue fazer tudo”, disseram.
De recordar que Amalia, a princesa de Orange, será apresentada formalmente perante o Conselho de Estado no próximo dia 8 de dezembro, um dia após alcançar a maioridade, uma idade que marca o início da sua vida oficial. Como herdeira do trono e maior de idade, Amalia passa a ter direito a um lugar no Conselho de Estado, tal como estabelece a Constituição holandesa.