Isabel II tem um reinado de quase setenta anos, período ao longo do qual assistiu a grandes mudanças políticas. A mais recente acontece esta semana, um momento histórico em que Barbados deixa de a ter como soberana. O príncipe Carlos viajou na noite deste domingo, dia 28, até à ilha, localizada nas Caraíbas, para assistir à cerimónia de transição para o novo sistema político, colocando um ponto final no reinado de 55 anos da monarca inglesa.
Desta forma, Barbados torna-se oficialmente na república mais jovem do mundo, assim que a sua primeira Presidente, a atual governadora geral, Sandra Mason, tome posse, numa cerimónia que deverá acontecer esta terça-feira.
O príncipe de Gales – que viajou em representação da mãe, que tem passado por um período de repouso, por recomendação médica – foi recebido por uma comitiva diplomática liderada pelo alto comissário britânico para os Barbados e Caraíbas orientais, Scott Furssedonn-Wood, assim como pela primeira-ministra do país, Mia Mottley, de acordo com informações avançadas pelo Daily Mail. À chegada, a Guarda de Honra disparou 21 salvas, para dar as boas-vindas ao príncipe, um momento que aconteceu no aeroporto Grantley Adams.
Prevê-se que esta noite o príncipe Carlos faça um discurso, no qual destacará os objetivos partilhados por ambas as nações, assim como os laços existentes entre elas. Apesar de passar a ser uma república, o país continuará a fazer parte da Commonwealth.