Isabel II perdeu esta sexta-feira, dia 3, uma das suas amigas mais próximas, com quem partilhou grande parte da sua vida. Ann Fortune FitzRoy, duquesa de Grafton, tinha 101 anos e fazia parte do grupo de damas de companhia da monarca, com a qual passou cerca de 70 anos, tendo vivido ao lado de Isabel II alguns dos momentos mais importantes da sua vida, como o dia da Coroação.
A aristocrata começou a trabalhar para a família real britânica em 1953 e durante este tempo acompanhou a rainha em alguns eventos públicos de relevo, como aberturas do Parlamento e nas viagens de Estado a Paris, Rússia e Nigéria.
Durante os primeiros anos na corte britânica, a duquesa foi dama de companhia da rainha, mas em 1967 passou a ocupar o posto mais alto dentro do grupo, ao ser eleita pela própria monarca como Mistress of the Robes. A boa relação entre ambas manteve-se e em 1980 Isabel II nomeou-a Dama da Grã Cruz da Real Ordem Victoriana, uma ordem dinástica que reconhece o serviço prestado a algum membro da monarquia. Além disso, a rainha Isabel II é ainda madrinha da segunda filha da duquesa, Lady Virginia FitzRoy, que nasceu em 1954.
Nascida em 1920, Ann Fortune Smith casou-se em 1946 com Hugh FitzRoy, duque de Grafton – falecido em 2011 -, com quem teve cinco filhos, James FitzRoy, conde de Euston (que morreu em 2009), Lady Henrietta FitzRoy, Lady Virginia FitzRoy, Lord Charles FitzRoy e Lady Rose FitzRoy.