A última onda da pandemia e a nova variante ómicron têm afetado a vida da população um pouco por toda a Europa e as Casas Reais não são exceção. Numa altura em que a rainha Margarida da Dinamarca se prepara para assinalar 50 anos de reinado, a Casa Real iria celebrar a data com diversos eventos, como a inauguração de uma exposição de joias da monarca, no museu de Amalienborg, ou um jantar de gala, entre outros.
No entanto, no final desta semana foi divulgada a informação de que os eventos comemorativos do 50º aniversário do reinado de Margarida II, que se realizariam em janeiro, foram adiados para o final do verão do 2022.
A mãe do príncipe herdeiro Frederico já se tinha visto obrigada a cancelar os festejos previstos para o seu 80º aniversário, que se celebrou em abril de 2020, numa altura em que a população se encontrava em confinamento, e agora a situação repete-se, ainda que desta vez as celebrações tenham sido apenas suspensas por vários meses.
No dia do aniversário do reinado, 14 de janeiro, a Casa real prevê que, ainda assim, possam acontecer alguns dos eventos previstos, como o encontro com o Conselho de Estado, que decorre no Parlamento, e no qual a rainha vai marcar presença acompanhada pelo príncipe herdeiro. Após esse momento, a princesa Mary e os príncipes Joaquim e Marie juntam-se para uma visita à catedral de Roskilde, onde se encontra sepultado o rei Frederico IX, pai da rainha Margarida, uma vez que também se assinalam 50 anos da sua morte.