Se o ano de 2020 já não tinha sido fácil para Harry e Meghan, que anunciaram logo em janeiro que iriam afastar-se dos deveres reais, 2021 também teve os seus altos e baixos, Recorde, abaixo, sete momentos marcantes na vida da duquesa de Sussex este ano.
1. A entrevista a Oprah
Em março, Harry e Meghan deram uma ‘explosiva’ entrevista a Oprah Winfrey, na qual falaram sobre a sua nova vida nos Estados Unidos e os motivos que os levaram a afastarem-se dos deveres reais, uma conversa na qual a duquesa contou que sofreu de problemas de saúde mental e revelou que um elemento da família pôs em causa qual seria o tom de pele de Archie, ainda antes de o bebé nascer.
Apesar de não ter revelado nomes, a imprensa imediatamente começou a especular sobre quem teria sido o autor de tal comentário, tendo sido inicialmente levantados os nomes da princesa Ana e do príncipe Carlos. No entanto, o autor de tal comentário nunca foi revelado.
2. O lançamento do seu livro infantil, “The Bench”
Em junho deste ano, Meghan lançou o seu primeiro livro infantil, intitulado “The Bench”. uma obra que conta a história da relação especial que existe entre pai e filho, vista através dos olhos da mãe. A duquesa escreveu este livro em homenagem à relação que o marido, o príncipe Harry, tem com o filho mais velho, Archie.
3. Nascimento de Lilibet
A 4 de junho os duques de Sussex foram pais pela segunda vez, agora de uma menina, a quem chamaram Lilibet Diana, em homenagem à rainha Isabel II e à princesa Diana. A menina nasceu nos Estados Unidos, onde a família reside, e ocupa atualmente a oitava posição na linha da sucessão ao trono, atrás do irmão mais velho e antes do tio-avô, o príncipe André.
4. Carta aberta ao Congresso
Outra ação que demonstra que os duques de Sussex pretendem manter-se afastados dos deveres reais. Antes de pertencer à família real britânica, Meghan sempre defendeu causas, marcando a sua posição contra alguns políticos, como Donald Trump. Ao casar-se com Harry, e enquanto cumpriu com os deveres reais, a duquesa de Sussex teve que deixar de parte este seu lado, uma vez que os membros da realeza em funções não devem falar sobre questões políticas.
Agora que se afastou destes deveres, Meghan usou a sua voz para pedir aos líderes do Congresso, através de uma extensa carta aberta, que seja aprovada uma licença de maternidade e paternidade paga para todos, um documento que foi divulgado pelos meios de comunicação e nas redes sociais.
5 – A primeira entrevista presencial após o nascimento da filha
Nos meses que se seguiram ao nascimento de Lilibet, Harry e Meghan mantiveram-se mais discretos, aproveitando o tempo em família, como os próprios anunciaram. Apesar de ter dado algumas entrevistas a partir de casa, foi apenas em novembro que a duquesa de dirigiu a um estúdio de televisão para a sua primeira entrevista presencial após ter sido mãe novamente.
Meghan esteve no programa de Ellen DeGeneres, onde recordou momentos do seu passado como atriz. Além da conversa com a apresentadora, a duquesa de Sussex aceitou ainda participar num desafio. Num mercado de rua e com um auricular escondido, a mulher de Harry participou numa partida, seguindo as ordens que a apresentadora lhe dava a partir do estúdio, um momento que rendeu várias gargalhadas do público e mostrou um lado mais divertido e descontraído da duquesa.
6 – Fim do processo contra os tabloides britânicos
Após uma batalha judicial de quase dois anos, chegou ao fim, no início de dezembro, o processo que a duquesa abriu contra o Mail on Sunday e o MailOnline, que pertencem à Associated Newspapers Limited (ANL). Em causa estava o facto de ter sido publicada uma carta privada que Meghan escreveu ao pai, Thomas Markle, em 2018, e que os jornais publicaram sem consentimento.
O processo terminou com uma vitória para a duquesa, que teve ainda direito a um pedido de desculpas por parte das publicações.
7 – A primeira fotografia de Lilibet
Muito se especulou sobre qual o momento que os duques de Sussex escolheriam para apresentarem a filha ao mundo. Apesar de ter nascido em junho, os meses foram passando e nenhuma fotografia da menina era tornada pública. Com o aproximar do Natal, a imprensa internacional começou a especular que provavelmente Harry e Meghan mostrariam o rosto da menina no postal de Natal da família. E assim foi.
No dia 23 de dezembro, foi divulgada a fotografia do postal, na qual se pode ver Harry com Archie ao colo e Meghan com Lilibet nos braços, uma imagem encantadora onde todos sorriem.