Os temas ambientais são desde há muitos anos de grande importância para o príncipe Carlos, um interesse que herdou do pai, o duque de Edimburgo. Desde há várias décadas que se esforça por consciencializar quem o ouve para os perigos do aquecimento global e para a necessidade de apostar em ‘energias verdes’. E foi precisamente devido a estes temas que o príncipe falou sobre os dois filhos, deixando-lhes rasgados elogios.
Num artigo para a revista americana Newsweek, o príncipe de Gales destacou a importância do trabalho de William e Harry neste campo, palavras que foram interpretadas pela imprensa estrangeira como uma aproximação ao filho mais novo, com o qual não tem tido contacto nos últimos meses, como o próprio referiu em março de 2021, na explosiva entrevista que os duques de Sussex deram a Oprah.
“Como pai, estou orgulhoso de que os meus filhos tenham reconhecido a ameaça. Recentemente, o meu filho mais velho, William, lançou o Prémio Earthshot, para incentivar à mudança e ajudar a reparar o nosso planeta nos próximos dez anos, ao identificar e investir em tecnologias que possam fazer a diferença”, começou por dizer.
“E o meu filho mais novo, Harry, destacou apaixonadamente o impacto das mudanças climáticas, especialmente em relação a África, e comprometeu-se a que a sua associação de caridade [Archewell] passe a ser net-zero”, afirmou, sublinhando o objetivo anunciado pelos duques de Sussex no passado mês de novembro de que a fundação atinja as zero emissões líquidas até 2030.