Alfred Bjørlo, representante parlamentar do Partido Liberal de Sogn og Fjordane, nomeou o United World College, a instituição onde atualmente estudam as princesas Leonor de Espanha e Alexia da Holanda, para o Prémio Nobel da Paz.
“Permitir que jovens de todo o mundo se reúnam, convivam e eduquem em equipa é uma das coisas mais importantes que podemos fazer pela paz e por um valor melhor. É por isso que hoje nomeei o United World College (UWC) para o Prémio Nobel da Paz 2022”, afirmou o político norueguês, na manhã desta terça-feira, dia 1, através de um comunicado.
A notícia foi celebrada pela instituição nas redes sociais. Bjørlo acrescentou ainda que acredita que “a ideia básica do UWC de usar a educação como ferramenta para criar a paz e forjar laços através das fronteiras está completamente na espírito de Alfred Nobel”. “Acredito que o UWC é um dos principais candidatos para o Prémio Nobel da Paz, sobretudo num momento em que vemos níveis crescentes de conflito entre países e pessoas em muitas partes do mundo”, refere ainda, citado pela imprensa internacional.
O United World College foi criado em 1962, assente nos valores pedagógicos do educador alemão Kurt Hahn. Além das princesas de Espanha e Holanda, também o percurso escolar de outras figuras da realeza europeia passou por esta instituição, como a princesa Elisabeth, herdeira da Bélgica, ou o pai de Alexia, o rei Guilherme da Holanda.