
A rainha Isabel II comemorou este domingo, dia 6 de fevereiro, uma data histórica: pela primeira vez um monarca britânico alcançou 70 anos de reinado, celebrando o Jubileu de Platina.
Neste dia tão especial, a soberana britânica expressou a sua vontade de que, no futuro, quando o seu filho mais velho, o príncipe Carlos, for rei, que a mulher deste, Camilla, seja coroada rainha consorte, contrariando assim a decisão tomada em 2005, após o casamento de ambos, em que foi avançada a ideia de que quando o príncipe de Gales se tornasse rei, Camilla receberia o título de princesa e não de rainha. “Quando, na plenitude dos tempos, o meu filho Carlos se tornar rei, sei que lhe darão, e à sua mulher, Camilla, o mesmo apoio que me deram. Quando chegar a hora, que Camilla seja conhecida como rainha consorte enquanto continua o seu leal serviço”, refere a mensagem da monarca, divulgada nas redes sociais da Casa Real.
Pouco depois, foi o príncipe Carlos quem usou as mesmas redes para felicitar a mãe pelos 70 anos de reinado e agradecer o desejo manifestado.
“Neste dia histórico, a minha mulher e eu unimo-nos a todos nas felicitações a Sua Majestade a Rainha, pela sua destacada conquista de servir a nação, os reinos e a Commonwealth ao longo de setenta anos. A devoção da rainha pelo bem-estar do seu povo inspira cada vez mais admiração ao longo dos anos”, começa por dizer o comunicado.
“Estamos plenamente conscientes da honra que representa o desejo da minha mãe. Enquanto juntos temos trabalhado para servir e apoiar Sua Majestade e as populações das nossas comunidades, a minha querida mulher tem sido o meu mais firme apoio ao longo do caminho. No ano deste Jubileu de Platina sem precedentes dá-nos a oportunidade a todos de celebrarmos juntos o serviço da rainha, cujo exemplo continuará a guiar-nos nos próximos anos”, refere ainda a mensagem, assinada pelo príncipe de Gales.