Não é comum que as Casas Reais, e menos ainda os elementos das próprias famílias, façam comunicados sobre rumores que surgem na imprensa a seu respeito, principalmente quando estes não têm fundamento. No entanto, este fim de semana, os príncipes Victoria e Daniel da Suécia decidiram ‘quebrar o protocolo’ e falar sobre os boatos que têm surgido nas últimas semanas sobre um suposto iminente divórcio entre ambos.
“Chegou ao nosso conhecimento que existe um extenso boato negativo a respeito da nossa relação privada“, começa por dizer o comunicado emitido pelo casal. “Estão a ser divulgadas acusações sobre traição na relação e um divórcio iminente. Em situações normais não comentamos sobre rumores e especulações. Mas para protegermos a nossa família queremos deixar claro, de uma vez por todas, que os rumores que agora se estão a difundir são completamente infundados“, conclui a nota, assinada por ambos.
Apesar de este tipo de declarações ser pouco usual entre os membros da família real, a porta-voz da Casa Real, Margaretha Thorgren, explicou à revista Svensk Damtidning o motivo pelo qual tomaram a decisão de falar sobre o caso. “É uma exceção para desmentir rumores, mas o propósito é proteger a família e, por isso, a família real decidiu, em conjunto com o casal, emitir este desmentido”, começou por dizer.
“O motivo é que esta notícia já tem demasiado tempo e, nesta situação, achámos que seria necessário [emitir o comunicado]”, referiu ainda, acrescentando que tanto os reis como os pais do príncipe Daniel foram informados previamente que o comunicado seria enviado.
De recordar que alguns dias antes, a própria porta-voz já tinha desmentido os rumores. “Podemos negar claramente a informação de que o casal herdeiro se está a divorciar. Não há divórcio”, afirmou Margaretha Thorgren, há quase duas semanas.