Harry e Meghan fizeram a sua primeira aparição pública em 2022, após três meses em que se resguardaram dos holofotes. Os duques de Sussex subiram ao palco para receber um prémio numa cerimónia que decorreu na Califórnia. O príncipe Harry e a mulher estiveram na gala do NACCP Image Awards,
A NAACP, que significa Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor, foi criada em 1909 em resposta à violência contínua contra os negros e é a maior e mais proeminente organização de direitos civis dos EUA, com mais de dois milhões de ativistas.
Ao entregarem o prémio President’s Award, o mais importante da noite, aos duques de Sussex, os organizadores tinham como objetivo reconhecer a “conquista notável e o valioso serviço público” prestado pelo casal na construção de um abrigo para mulheres do Texas, além da defesa da igualdade de vacinas e da criação de centros de ajuda comunitários.
Prince Harry and Meghan, The Duke and Duchess of Sussex won the prestigious President's Award. The President's Award is presented in recognition of distinguished public service. #NAACPImageAwards ???????? pic.twitter.com/BNO5VMnlo4
— best of prince harry (@harrysussex_) February 27, 2022
A duquesa de Sussex foi a primeira a falar, afirmando o quanto estavam honrados pela distinção que recebiam nesse noite. No discurso de agradecimento, Meghan e Harry quiseram também aproveitar a oportunidade para prestar homenagem ao povo da Ucrânia, um país que “precisa urgentemente de nosso apoio contínuo como comunidade”, lembrou o príncipe “Eu venho de uma origem muito diferente da minha incrível mulher, mas as nossas vidas uniram-se por um motivo. Partilhamos o compromisso de uma vida inteira de serviço, a responsabilidade de combater a injustiça e a crença de que aqueles que são mais frequentemente esquecidos são aqueles que mais importa ouvir”, disse ainda no seu discurso.
“Não poderia estar mais orgulhoso de estarmos a fazer este trabalho juntos. Nós mudamo-nos para a Califórnia, o meu estado natal, pouco antes do assassinato de George Floyd. Para a América negra, aqueles nove minutos e 29 segundos transcenderam o tempo. […] Nos meses que se seguiram, enquanto eu e o meu marido conversávamos com a comunidade de direitos civis, comprometemo-nos assim como a nossa organização, Archewell, a iluminar aqueles que estão a promover a justiça e o progresso raciais”, disse Meghan.
A cerimónia foi transmitida pelo canal BET e contou com outras personalidades como Muhammad Ali, Colin Powell, Condoleezza Rice, LeBron James , Rihanna e Jay-Z.