A rainha de Inglaterra não se expressou publicamente sobre a guerra que está a acontecer na Ucrânia, país invadido pela Rússia, mas tal não significa que é indiferente ao que está a acontecer. Prova disso é o “generoso” donativo que fez para o Comité de Desastres e Emergências.
Foi a própria organização que abordou o assunto no Twitter ao agradecer a Isabel II: “Os nossos profundos agradecimentos a sua majestada a rainha por continiar a apoiar-nos e pelo generoso donativo para o Apoio Humanitário à Ucrânia”. Os seguidores da conta expressaram contentamento com esta publicação.
Se normalmente a realeza tem uma atitude neutra com questões políticas relacionadas com outros países, uma guerra é algo ao que vai além disso e que os leva a falar publicamente. O príncipe Carlos e Camilla já demonstraram apoio à UIcrânia, sendo que no dia 2 estiveram mesmo com uma comunidade desse país que vive em Londres. Harry e Meghan foram os primeiros a condenar a invasão, seguidos William e Kate, que tiveram a mesma postura.