Esta quarta-feira, dia 9, os duques de Cambridge, que já tinha condenado publicamente a guerra na Ucrânia, demonstraram mais uma vez a sua solidariedade com esta causa. Kate e William visitaram o Centro Cultural do país em Londres. Num saco, levaram um presente feito em casa: duas sobremesas para oferecer aos voluntários do centro, uma granola caseira e brownies.
Os duques mostraram-se muito interessados em ficar a par da forma como se desenvolve o apoio do Centro aos refugiados, que conta com o trabalho de voluntários e da própria comunidade, numa causa abraçada por muitos. Uma das principais dificuldades partilhadas com os duques pelos voluntários são comuns a organizações em toda a Europa: a dificuldade de fazer chegar as muitas doações onde são mais necessárias,
Em conversa com os presentes no lugar, os duques confessaram inclusive que a guerra na Ucrânia é um tema de conversa com os três filhos, George, Charlotte e Louis. “É claro que eles falam sobre isso com seus amigos na escola”, disseram. William falou do apoio do Reino Unido e do Europa à Ucrânia. “É muito estranho ver isso na Europa. Estamos todos com você”, disse. Porém, o duque não deixou de referir que se sente impotente: “Sentimos pouca utilidade”.
Os duques ofereceram ajuda por meio da fundação que criaram, Heads Together, para crianças e jovens com problemas de saúde mental, mostrando-se conscientes de que a guerra será fonte de profundos traumas. No decorrer da visita, e ao ouvirem testemunhos de presentes no local, eram visiveis os sinais de emoção no rosto de Kate e William.