William e Kate estão atualmente a fazer uma viagem oficial de oito dias a três países das Caraíbas: Belize, Jamaica e Bahamas. E se normalmente os duques de Cambridge são recebidos com entusiasmo e consideração, não se pode dizer que tenham obtido tal reação em todos os momentos desta missão em nome da coroa britânica.
William e Kate sentiram alguma tensão. Se é verdade que uma boa parte da população os recebeu de forma calorosa, também é verdade quem nem todas as pessoas estão satisfeitas com esta visita. Em causa está o facto de haver muitas pessoas que se opõem ao facto de continuarem a ter a rainha Isabel II como chefe de Estado.
Durante a visita de William e Kate às Caraíbas, registaram-se diversos movimentos sociais que apelam à justiça social e económica. Manifestações que exigem os diretos dos indígenas e reparos sobre a escravidão e colonanismo e pedidos de desculpa sobre atos cometidos no passado contra as populações destas nações.
Protestos que provam que existem mudanças a acontecer. Depois de, em novembro do ano passado, os Barbados terem rompido os laços com a coroa britânica, acredita-se que o exemplo poderá ser seguido por outros países. Um novo relatório feito na Jamaica diz mesmo que tal é a vontade de uma larga percentagem da população.
Recorde-se que, além do Reino Unido, a rainha continua a ser a chefe de Estado de 14 países, incluindo o Belize, Jamaica e Bahamas, que estão a ser visitados pelos duques de Cambridge.