A disputa legal que opõe Ernst de Hannover ao filho mais velho, Ernst August, ganhou esta quinta-feira, dia 24, um novo e inesperado capítulo. Depois de ter sido adiado do passado mês de novembro para março, e a poucas horas do início do julgamento, que teria lugar num tribunal em Hannover, na Alemanha, um porta-voz do príncipe anunciou que Ernst tinha retirado a queixa contra o filho,
No entanto, o caso não fica por aqui. Antes pelo contrário, trata-se apenas de uma estratégia legal, dado que o processo vai continuar. Isto porque o príncipe alemão decidiu delegar os seus direitos à empresa cobradora de dívidas EAH BetriebsgmbH, sediada em Salzburgo, na Áustria.
Com esta decisão, o chefe da casa de Hannover fica livre de pagar os elevados custos judiciais inerentes ao caso e permite que a companhia possa obter como recompensa uma parte dos cinco milhões de euros que o príncipe exige ao filho. Perante esta decisão, o juiz responsável pelo caso manifestou preocupação. “A partir de hoje vamos arquivar o processo”, comentou, citado pela imprensa estrangeira, sobre o processo iniciado pelo príncipe, passando agora a empresa austríaca a ser a única demandante.
No próximo dia 3 de junho será conhecida a decisão final tomada pelo juiz sobre este processo. Recorde-se que o ainda marido de Carolina do Mónaco acusa o filho mais velho de “ingratidão” e exige que este lhe devolva todas as propriedades que lhe cedeu entre 2004 e 2007, tais como o castelo de Marienburg, a propriedade mais importante e sede da Casa de Hannover, assim como os castelos de Calenberg e de Herrenhausen, entre outros.