A rainha Sofía de Espanha decidiu fazer uma doação de 30 mil euros, através da sua fundação, para apoiar a campanha “Todos pela Ucrânia”, criada pela Federação Espanhola de Bancos de Alimentos (FESBAL), e comprometeu-se com o presidente da organização, Pedro Llorca, a continuar a ajudar os refugiados ucranianos que têm chegado a Espanha, para que possam ter acesso a alimentação.
Esta foi a resposta da rainha emérita ao apelo urgente de ajuda enviado pelo presidente da FESBAL, no início deste mês, para atender à emergência humanitária vivida atualmente pela população ucraniana.
De acordo com um comunicado enviado pela Federação à imprensa espanhola, e citado pela revista Hola!, Llorca sublinhou que “o impacto desta crise acabará por influenciar Espanha” e que esta situação é “como um tsunami que acaba de começar”.
De salientar que, desde 2012, a rainha Sofía mantém, através da sua fundação, acordos de colaboração com a FESBAL, que ajudam a melhorar a qualidade de vida das famílias mais vulneráveis apoiadas pela organização.