As palavras de Harry sobre o encontro com a avó estão a dar que falar.
Atualmente em Haia, nos Países Baixos, para assistir à quinta edição dos Invictus Games, o príncipe revelou que, antes, passou pelo Reino Unido com a mulher, Meghan, para se encontrar com a rainha Isabel II após um ano de afastamento. Numa conversa com jornalistas norte-americanos, falou sobre como foi esta visita. “Estar com ela foi ótimo, foi muito bom vê-la, ela está em grande forma. Ela sempre teve um sentido de humor incrível e eu apenas certifico-me de que está protegida e tem as pessoas certas ao seu lado. A Meghan e eu tomamos chá com ela e foi muito bom conversarmos juntos”.
Para alguns especialistas na realeza britânica, estas declarações de Harry são “delirantes”.
À imprensa britânica, estes especialistas questionam o que Harry quer dizer com certificar-se que a avó “está protegida e tem as pessoas certas ao seu lado”. Consideram que tais palavras são um ataque direto contra o próprio pai, o príncipe Carlos, e o irmão, o príncipe William, duas pessoas de quem parece estar cada vez mais afastado. Prova disso é que, quando esteve no Reino Unido, apenas esteve 15 minutos com o pai e nem se encontrou com o irmão.
“O príncipe Harry diz que pretende garantir que a rainha está ‘protegida e tenha as pessoas certas ao seu lado’. Como assim? Acho que o príncipe Carlos, os seus irmãos e William estãoa fazer isso mesmo: apoiar a rainha, com ações, e não apenas com palavras”, escreveu o especialista Robert Jobson no Twitter.
Angela Levin, autora do livro “Harry: A Biography of a Prince”, afirmou: “O comentário de Harry na televisão norte-americana sobre estar a verificar se a rainha está protegida é um grande insulto ao príncipe Carlos e a William”.
O ex-deputado David Mellor falou sobre o assunto ao “GB News”: “Chegou a notícia de que Harry disse que a sua avó precisava de proteção e fiquei surpreendido. Que grande e divertida reviravolta. O comediante mais bem pago não conseguia ser mais engraçado. O que é que aquele homem está a pensar? Ou melhor, o que está a fazer? Quero dizer, ele só pensa nele próprio e está a mostrar isso. Tem uma vida totalmente distorcida por se ter tornado uma figura do género Kardashian, sempre cercado de pessoas que querem fotografá-lo porque estão a pagar-lhe muito dinheiro pelo privilégio de filmá-lo. E a rainha torna-se importante para ele de modo a manter a credibilidade que tem na Netflix”. Uma declaração que comenta o acordo que os duques de Sussex têm com a plataforma de streaming para a produção de conteúdos.
Peter Ford, jornalista do “Morning Show”, diz: “O príncipe Harry diz que está a garantir que a rainha está protegida e tem as pessoas certas ao seu lado! No entanto, ele não estava qualquer lugar na homenagem ao duque de Edimburgo. E estava ocupado a conversar com a Oprah quando o avô estava no seu leito de morte! OHarry está a delirar.”
Fortes críticas ao príncipe, que ainda não têm resposta. Recorde-se que Isabel II convidou os duques de Sussex a comparecerem nas celebrações do Jubileu de Platina, que vão acontecer em junho. Não se sabe ainda se Harry e Meghan vão ou não responder afirmativamente a este convite.