A rainha Sofía de Espanha presidiu este fim de semana ao juramento da bandeira do pessoal civil da Guardia Real, uma cerimónia que decorreu no Quartel El Rey, em El Pardo, Madrid, à qual assistiram 320 civis.
Depois de alguns dias de férias em Palma de Maiorca, onde esteve com a irmã, Irene da Grécia, a rainha Sofía retoma assim a sua agenda oficial, no mesmo dia em que o rei Felipe VI viajou para Sevilha, para assistir à final da Copa do Rei, que opôs o Betis ao Valencia.
À chegada, a rainha emérita foi recebida com honras e ao som do hino nacional de Espanha, a que se seguiram as correspondentes salvas de artilharia, disparadas pela Bateria Real. Após esse momento, a mãe de Felipe VI passou revista às unidades dos Grupos de Honras e Escoltas, que se encontravam formadas na praça de armas, acompanhada pelo coronel-chefe da Guardia Civil, Juan Manuel Salom.
Esta foi a primeira vez que a rainha apareceu num ato oficial sem máscara, depois do fim da proibição de uso das mesmas em Espanha, na última semana. Foi também o primeiro ato oficial da rainha emérita desde o final do passado mês de março, quando viajou para Nova Iorque para presidir à entrega dos prémios Sophia de Excelência, promovidos pelo Queen Sofía Spanish Institute.