O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi o anfitrião dos grão-duques Henrique e Maria Teresa do Luxemburgo na visita de Estado que fizeram nos dias 11 e 12 de maio a Portugal. Depois de os receber com as devidas honras militares na Praça do Império, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, numa cerimónia em que soaram os hinos dos dois países e foi passada revista à guarda de honra, Marcelo levou os visitantes ao Palácio de Belém, onde foi feita a tradicional fotografia oficial e assinado o Livro de Honra, antes do encontro formal com as respetivas delegações.
Durante a tarde, foi tempo para momentos mais descontraídos, com um passeio de elétrico que começou na Baixa de Lisboa e passou por alguns dos bairros históricos da cidade, antes de terminar no Miradouro das Portas do Sol. Daí, os dois chefes de Estado e o grupo que os acompanhava, que incluía a ministra luxemburguesa da Família e Integração, Corinne Cahen, seguiram a pé até ao Miradouro de Santa Luzia, para melhor apreciarem a vista sobre Alfama e o rio Tejo. Como é habitual, o Presidente da República foi afável e conversador, recebendo os esperados elogios à beleza da capital portuguesa, favorecida por um dia de sol.
Este primeiro dia de visita encerrou com um jantar oficial em honra dos grão-duques, que decorreu no Palácio da Ajuda, e no dia seguinte o chefe de Estado do Luxemburgo esteve na sessão de encerramento do 1.º Fórum Económico Luso-Luxemburguês, no Hotel Ritz, e recebeu mais tarde o grau de doutor honoris causa na Universidade Nova de Lisboa.
Fotos: Luís Coelho